terça-feira, 23 de julho de 2019

Reflexão crítica sobre a formação realizada (conclusões)

      Considerei a formação realizada muito pertinente e interessante para a criação de uma nova visão do que se pretende que seja a escola atual. Efetivamente, caminhamos para uma escola onde o que interessa são alunos criativos e colaboradores, com espírito crítico e capazes de resolver problemas reais do dia-a-dia. Aqui, as novas tecnologias (os recursos digitais), são ferramentas importantes para conhecer e entender o mundo e aumentar o conhecimento dos alunos..
      A utilização das novas tecnologias como a plataforma digital "Edmodo" permite a participação integrada da comunidade educativa (alunos, professores e pais) nas atividades desenvolvidas, permitindo um acompanhamento constante e monotorização das atividades tanto por parte do professor como dos pais, tomando conhecimento do desempenho, motivação e interesse do seu educando nas tarefas realizadas. Esta plataforma, pela sua pertinência e facilidade de utilização pelos agentes educativos, poderá ser utilizada e encarada por todos como algo positivo que poderá ser uma ferramenta essencial à implementação de projetos e na aquisição de conhecimentos e competências no e para o futuro. Sendo esta uma proposta a fazer à Escola, pretende-se com ela alunos, professores e pais mais empenhados e participativos, motivando-os para a integração num mundo em constante mudança, cada vez mais digital e mais tecnológico.
      No entanto, o mundo da tecnologia não é um fim educativo, mas um meio para os alunos serem mais capazes e preparados para um mundo em constante evolução. Os alunos devem estar preparados para aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, em função do seu ritmo e tempo necessários. A escola tem de disponibilizar ferramentas de aprendizagem que permitam aos alunos a aquisição de conhecimentos ao seu próprio ritmo, sempre com o desafio para desenvolverem, autonomamente, projetos onde esses conhecimentos possam ser utilizados.
      Hoje em dia, os jovens/crianças estão constantemente rodeados pela tecnologia, são os nativos digitais, no entanto, não dominam todas as ferramentas digitais. É necessário que dominem a utilização dos dispositivos digitais para a realização de tarefas do dia-a-dia, ou para desenvolverem a sua aprendizagem e aumentarem a sua produtividade. Devem ser capazes de refletir acerca do impacto destas tecnologias e da permanente mudança nas nossas vidas e na sociedade, contribuindo, individual ou colaborativamente, para um mundo melhor.
      Pretende-se, tal como já referido, ter alunos criativos e colaboradores, capazes de revelar espírito crítico, adaptabilidade, capacidade de resolução de problemas reais e conscientes de que a tecnologia desempenha um papel muito importante nas nossas vidas, desde que utilizada de forma controlada e racional. Os professores devem incentivar nos alunos a utilização da tecnologia para investigarem, resolverem problemas e criarem produtos finais para os projetos. Para conseguir este objetivo final, é necessário o desenvolvimento de competências no campo do digital, de forma a permitir aos alunos utilizarem esse recurso como uma poderosa ferramenta de auxílio à aprendizagem, porque a tecnologia não é o centro de todo o processo de aprendizagem, é uma ferramenta de auxílio à aprendizagem. Não pode, por si só, sobrepor-se às aulas ditas tradicionais, mas deve coexistir com estas, ajudando os alunos a produzirem a sua própria aprendizagem, autonomamente, a partir de propostas feitas pelo professor, que mediará todo o processo de aprendizagem entre o aluno e a tecnologia, monitorizando a aquisição do saber.
      Posso dizer que gostei muito da formação e aprendi muito com as leituras e pesquisas realizadas, de forma a responder a todas as solicitações dos formadores. Achei muito interessante o trabalho final, porque os docentes trabalharam em grupo e estiveram, efetivamente, em colaboração, dando todas as ideias relativamente à planificação, ao tema do projeto e às possíveis atividades a realizar em articulação com as várias disciplinas do currículo, procurando conjugar atividades relacionadas com o mundo digital com atividades práticas, mas simples (manuais com materiais simples). Levou-nos a pesquisar e tentar compreender a temática e como aplica-la sem ser só em regime fechado (alunos - professores), mas que fosse funcional, envolvendo também os pais interessados em acompanhar a vida escolar e as aprendizagens dos educandos (alunos - professores - pais), de forma a haver uma colaboração estreita entre estes elementos envolvidos no processo educativo. Daí o nosso interesse na implementação da utilização da plataforma "Edmodo" na escola. Efetivamente, apesar de já ter o hábito de utilizar materiais digitais nas minhas aulas de HGP e de Português (aula digital, e-manual, vídeos, PowerPoint, ...), acho que fiquei mais rica com esta formação e vou aplicar os conhecimentos a partir deste ano letivo.
      Agradeço aos formadores a gentileza e a capacidade de nos ajudarem a desenvolver e adquirir novas competências nesta área do digital e do tecnológico.